Plano de Gerenciamento de Resíduos

4 truques para melhorar a gestão de resíduos do seu restaurante

Sobras dos pratos podem receber melhores destinos que o lixo comum

A consciência verde que vem crescendo na gestão de restaurantes tem feito com que cada vez mais empreendimentos deem prioridade ao tema dos resíduos, utilizando estratégias para:

  • Reduzir a quantidade de alimentos desperdiçados na produção dos pratos dos restaurantes;
  • Aumentar a reciclagem e a reutilização de diversos materiais;
  • Reduzir as perdas econômicas.

Sabe quanto lixo é produzido em seu negócio diariamente? E, ainda mais importante… Sabe quanto dinheiro você está perdendo? Fique atento às informações a seguir, pois apresentaremos 4 truques para que a gestão do seu restaurante seja cada vez mais eficiente e ecológica. Anote!

1 – Analise os resíduos gerados pelo seu empreendimento

Para começar, é importante conhecer e analisar os desperdícios que são produzidos pelo restaurante. É possível dividi-los em dois:
Os resíduos da produção
São todos os detritos da preparação dos pratos na cozinha. Eles são provenientes das embalagens dos produtos, de alimentos que foram danificados ou derramados, de uma superprodução e até mesmo como consequência do mau uso das ferramentas de trabalho. Pense que, se seus funcionários utilizarem a faca errada para descascar as batatas, irá gerar mais cortes profundos e, dessa forma, mais resíduos.
As sobras dos clientes
Elas dão uma valiosa informação sobre os ingredientes e produtos que os clientes rejeitam, o que pode ajudá-lo a fazer uma reavaliação do cardápio.

2 – Adapte o cardápio

Após analisar os resíduos, é fundamental identificar os elementos do seu cardápio que produzem mais resíduos e perdas. Desta maneira, pode:
· Reduzir a porção dos alimentos nos pratos em que os clientes sempre deixam sobras.· Eliminar pratos que não estejam diretamente produzindo lucros, não sejam populares entre os clientes, mas produzam detritos.· Alterar ou reduzir ingredientes que não agreguem valor aos pratos, mas produzam perdas.· Criar receitas com produtos que gerem mais rendimento.
A ideia é chegar a reduzir os resíduos, reduzir o custo da produção dos alimentos e aumentar os benefícios do restaurante.

3 – Na gestão do restaurante, otimize o seu estoque

Se ajustar as suas compras às necessidades reais do seu negócio, realizará uma gestão de seu estoque muito mais eficiente. Nesse sentido, pode reduzir o investimento em ingredientes pouco rentáveis e aumentar o investimento naqueles que os clientes mais consomem.Pense que, se forem feitos uma análise e um mapeamento de todo o processo de produção que ocorre em seu empreendimento, medidas de otimização poderão ser realizadas, melhorando significativamente o rendimento do seu negócio

4 – Prepare a sua equipe de trabalho

Algo primordial é que todos os colaboradores do seu restaurante compreendam a importância da separação e do tratamento dos resíduos. Todos devem saber a razão pela qual são realizadas essas ações, o impacto que produzem no negócio e a contribuição para o meio ambiente. Desta forma, será criado o compromisso necessário para realizá-las corretamente.

Tem alguma dúvida de como gerenciar melhor os resíduos do seu restaurante? Entre em contato com a gente!
Telefone: (82) 3214-1705
WhatsApp: (82) 99981-7811

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *