Como sua empresa pode lucrar com seus resíduos

É possível lucrar com seu resíduos? Nos últimos anos, têm-se procurado melhorias nas relação do comércio e seus resíduos. Assim, foram criadas alternativas sustentáveis e lucrativas para os resíduos recicláveis ou reutilizáveis, este comércio foi chamado de mercado de reutilização de resíduos sólidos.

O comércio desses resíduos são feitos de diferentes maneiras. Para um melhor entendimento, inicialmente é necessário classificar os resíduos, de acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Como classificar os resíduos ?

RESÍDUOS PERIGOSOS: São os resíduos que apresentam risco à saúde humana ou ao meio ambiente. A empresa geradora desses resíduos é responsável por eles desde sua geração até seu descarte final. Desse modo, recomenda-se que apenas empresas que possuam licenças para o tratamento desses materiais o comercializem. Sendo assim, é um pouco difícil lucrar com esse tipo de resíduo, entretanto com o avanço da reciclagem, torna-se um mercado promissor.

RESÍDUOS NÃO PERIGOSOS: São os resíduos que NÃO apresentam risco à saúde humano ou ao meio ambiente. Logo, esses resíduos são mais fáceis de serem reciclados e comercializados, ou seja, é mais fácil para a empresa lucrar ao comercializarem resíduos não perigosos. Sua destinação não gera nenhum custo, visto que podem ser doadas para catadores.

Primeiros passos para lucrar com seus resíduos

  • Com qual empresa devo negociar?

ATENÇÃO! Apenas empresas que possuem a licença ambiental para o tratamento desses resíduos poderão comprá-los! A empresa geradora é responsável por qualquer incidente com o material comercializado. Portanto, antes de vender o seu produto exija um a documentação do seu tratador.

  • Como funciona o frete?

Primeiramente, o ideal é sempre escolher tratadores com frete próprio ou que arque com o valor. Entretanto, caso nenhuma dessas opções sejam possíveis, recomenda-se que seja realizado um calculo onde o preço do frete somado ao valor do resíduo seja inferior ao mínimo de lucro estabelecido pela empresa.

  • Como funciona a compra e venda?

A princípio, existem as empresas que geram o material e as que o buscam para compra. Assim como há empresas capacitadas e licenciadas para transportar e tratar os resíduos. Em suma, é estabelecida uma comunicação entra a empresa geradora e os interessados na compra. Como resultado, a comunicação acontece através de mensagens que discutiram os valores e condições de entrega e pagamento.

  • Quais resíduos vender?

Antes de tudo, separamos uma lista dos materiais reciclados mais vendidos do mercado para você! Portanto, segue abaixo a lista:

  1. Papel;
  2. Plástico;
  3. Borracha ;
  4. Materiais Eletrônicos;
  5. Resíduos orgânicos industriais (Cervejaria, fábricas de arroz, celulose, destilarias, biorefinarias);
  6. Resíduos do Agronegócio (frigoríficos, produção agrícola, etcs.);
  7. Sucata (ferro, cobre, alumínio, aço inox, metal, ferro cavado, etcs.);

Quais as vantagens de implementar o mercado de resíduos?

  • Auxilia no cumprimento da PNRS;
  • Reduz gastos com transporte e disposição em local apropriado;
  • Minimiza impactos ambientais;
  • Reduz gastos públicos;
  • Gera lucro;
  • Reduz a proliferação de vetores de doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo