MBPF: Manual de Boas Práticas de Fabricação
Primeiramente, o Manual de Boas Práticas de Fabricação constitui-se um documento, em que seu objetivo é descrever atividades e o modo que as empresas adotam. Ou seja, trata-se de um documento que tem por intenção manter a padronização, organização e agilidade, bem como o seguimento de todos os requisitos de limpeza.
Ainda mais, o MBPF que registra informações e modo de preparação e limpeza de uma empresa. Bem como, registrar, também, informações de manuseio, acúmulo, transporte e comércio dos produtos. Então, para conhecer um pouco mais sobre este documento continue a leitura dos tópicos a seguir!
Por que adotar o Manual de Boas Práticas de Fabricação?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) considera obrigatório a aplicação e o processo das BPF para todas empresas do ramo alimentício. Assim também, essas práticas devem estar presente nas indústrias de cosméticos, farmacêuticas, dentre outras. Sendo muito importantes para essas instituições pois oferecem vários benefícios, como, por exemplo:
- evitar multas diante o acordo com as normas que consta pela ANVISA;
- possibilitar a instalação de uma política de controle de qualidade;
- ajudar a melhorar a produção de alimentos;
- permitir a estrutura de POPs;
- permitir a estrutura de Instruções de Trabalho para controle da produção;
- redução na frequência de acidentes de trabalho;
- demonstrar respeito ao consumidor, ganhando a confiança desse.
Procedimento operacional padrão x Manual de Boas Práticas
Salta-se a vista que um POP (Procedimento Operacional Padrão) é mais rico em detalhes do que um Manual de Boas práticas, que é mais abrangente. Dessa forma, o manual de boas práticas por si é um documento bem mais extenso do que um POP.
Com isso, a principal diferença, no entanto, não se concentra nos detalhes do modo de proceder. Acima de tudo, o POP é um documento que deve juntar-se ao Manual de Boas Práticas. No caso, podemos dizer que um MBPF é composto por vários POPs.
Quem exige o MBPF e POPs?
O Manual de Boas Práticas e Pops é obrigatório em todos as empresas que tem relação à produção, manuseio e estoque dos produtos, sejam eles medicamentos, alimentos, cosméticos, dentre outros.
Com isso, o manual deve ser uma descrição fiel da estrutura física de instituições e de todas as etapas do processo de produção, por isso deve ser mantido em atualização.
Como elaborar meu Manual?
O Manual deve ser fiel à estrutura física e etapas do processo, sendo necessário mantê-lo em atualização, com uma frequência de revisão mínima anual.
Dessa forma, é preciso contar com o auxílio de um técnico que possua preparo em segurança do alimento para a produção do Manual, para que o mesmo atenda todas as legislações e a sua empresa esteja pronta para uma visita de controle da Vigilância Sanitária.
Por outro lado, não existe um modelo pronto que seja cópia para a produção do Manual.
Como a PROTEQ pode ajudar sua empresa?
Em suma, somos uma empresa que garante resultados de alta performance, temos autoridade em soluções de Otimização de processos, elaboramos o Manual de Boas Práticas para que sua empresa se adeque a legislação sanitária e ambiental vigentes. Quer conhecer um pouco mais sobre nós? Entra em contato conosco, nossos consultores estão prontos para te atender.