Mapeamento de processo nas redes de laticínios
Mapeamento de processos é uma técnica que serve para descrever, geralmente de forma visual, um fluxo de ações consecutivas e interligadas. Mapear processos é como tirar um retrato da situação que está sendo analisada. Pensando assim, parece uma tarefa fácil, e realmente pode ser, desde que você consiga levantar as informações corretas para o mapeamento. Assim, como as demais industrias as redes de laticínios precisam de um mapeamento de processos.
O entendimento dos processos é a chave para o sucesso em uma organização, já que ela é tão efetiva quanto são os seus processos. Eles são diretamente responsáveis pelo que será ofertado e entregue ao cliente. O sistema é composto como se fosse uma hierarquia fracionada em macroprocessos, processos, subprocessos, atividades e tarefas. Os processos devem ser alinhados com os objetivos estratégicos, a fim de que todos estejam integrados, e se espera que cada processo alinhado gere uma sinergia para oportunidades de se criar valor para o negócio.
Redes laticínios e mapeamento dos processos
O segmento lácteo, apresenta uma grande demanda, ou seja, grandes consumos desses produtos, aumentando a pressão sobre a indústria de laticínios. E com o mercado cada vez mais acirrado, novos entrantes, a margem de lucro das empresas pode ficar comprometida se não houver um controle dos custos de operação de toda a cadeia de suprimentos.
Podemos identificar alguns processos que existem nas fábricas de laticínios. São várias etapas de produção que levam à transformação do leite em queijo, iogurte e outros. Quando olhamos para um processo de fabricação de iogurte, estamos na maioria das vezes considerando apenas a tecnologia de fabricação ou com foco na produção. Se um processo precisa ter um início e um fim, onde começa e onde termina o processo de produção do iogurte? Começa no envio do leite para a fermenteira e termina quando o produto está dentro da garrafa? Se avaliarmos apenas a produção, sim, mas o processo mesmo começa antes.
O leite não vai sozinho para a fermenteira. Alguém tem que transferi-lo, seja por bombas e válvulas, ou por balde. Esse alguém, provavelmente, não começa a produzir por conta própria. Ele precisa da ordem de um supervisor ou ele recebe alguma programação. O início desse processo então é a ordem de produção.
Planejamento e controle da produção
Os processos levam em conta o que acontece de fato. Na fábrica, a própria geração de demandas da equipe de Planejamento e Controle da Produção é um processo. Assim como a tomada de decisão de um supervisor. A empresa em si é constituída basicamente de processos, todos eles interagindo entre si.
O mapeamento desses processos possibilita conhecer a realidade da linha produtiva de uma indústria de laticínios. Muitas vezes, mesmo sendo uma empresa de grande porte, existe processos que que são manuais. Consequentemente, gerando-se retrabalho, prejudicando o andamento das atividades. As áreas prioritárias do desenvolvimento da indústria de laticínios são: concentração de produção e diversificação, modernização da base técnica e tecnológica das organizações, o desenvolvimento de um ambiente inovador, aumento das exigências para a qualidade dos produtos lácteos.
Como a PROTEQ pode te ajudar
A PROTEQ, por meio do serviço de Mapeamento e otimização de processos (MOP), ajuda as empresas a uniformizarem a produção, realizando um estudo que busca entender todas as etapas do processo e elaborando um método dos funcionários manterem constância na produção, assim, com o objetivo de aprimorar a experiência do cliente durante a compra e também de tornar o processo como um todo mais eficiente. Entre em contato conosco e faça uma analise.