PGRCC: Sua importância e Como Elaborar
O que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC)?
O Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) é um documento técnico que identifica a quantidade de geração de cada tipo de resíduos proveniente de construções, reformas, reparos, demolições de obras civis e da preparação e escavação de terrenos.
Tem como objetivo estabelecer os procedimentos necessários para o manejo e destinação ambientalmente adequada de resíduos.
Como, por exemplo, tijolos, blocos de cerâmica, concreto, solos, rochas, tintas, madeiras, argamassa, gesso, tubulações, vidros, entre outros, comumente chamados de entulhos de obras. Esse tipo de material é gerado em grande quantidade em cada obra, demolição ou construção.
Certamente, por se tratar de uma elevada geração de resíduos de construção civil nas áreas urbanas, é altamente viável a reciclagem da maior parte desses resíduos. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!
Quem precisa de um PGRCC?
De acordo com a Política Nacional de Resíduos sólidos (Lei Federal n° 12.305/2010), elaborar e implementar o PGRCC é obrigatório às empresas de construção civil. A Resolução CONAMA n° 307/2002 determina a obrigatoriedade do PGRCC para os grandes geradores, assim definidos conforme a regulamentação específica.
Ou seja, a elaboração do PGRCC é através da dimensionamento do volume de resíduos gerados durante as diversas fases de implantação de um empreendimento, com base na sua área de construção, dos materiais de utilização e do volume de solo.
Quais são suas etapas?
A segregação dos resíduos de construção civil deve ser feita na própria obra sob responsabilidade do gerador, que acima de tudo deve garantir o adequado manejo das seguintes etapas:
- Caracterização;
- Triagem;
- Acondicionamento;
- Transporte;
- Destinação.
Certamente, tudo isso colabora para que os diferentes tipos de resíduos gerados pela construção civil tenham um devido descarte, valor, reciclo e reutilização. Como resultado existe uma grande redução de custos, e um gerenciamento com visão ambiental.
Quem exige?
O PGRCC deve apresentar juntamente com o projeto do empreendimento para análise do poder público municipal. Como condição para aprovação dos projetos e emissão do alvará de construção, segundo a regulamentação específica no município.
Também pode exigir no âmbito do licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes.
Como a PROTEQ pode ajudar no seu empreendimento?
Somos uma empresa comprometida com resultados e alta performance. Nossos projetos de Plano de gerenciamento de resíduos sólidos de construção civil têm o intuito de auxiliar o manejo e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.
Além disso, permite uma redução do desperdício de material em canteiros de obra e subsídio a programas de melhoria ambiental. Quer conhecer um pouco mais de nós? Entra em contato conosco, nossos consultores estão prontos para te atender!