Rotulagem nutricional: como alavancar suas vendas?
Como surgiu a rotulagem
No Brasil, a rotulagem nutricional surgiu por volta da década de 1980, em que os rótulos dos alimentos começaram a apresentar informações nutricionais. Mas, o principal motivo para isso era um apelo de marketing, como maneira de conquistar mais consumidores, devido ao grande número de produtos industrializados que apareceram no mercado.
Então, ocorreu a necessidade de regulamentar essas informações através de legislação e assim surgiu a rotulagem nutricional.
Quer saber mais detalhadamente sobre como surgiu a Rotulagem Nutricional no Brasil? Leia nosso artigo sobre a Origem da rotulagem nutricional no Brasil!
Existem produtos que não precisam ter rotulagem?
Sim! Existem alguns produtos que não precisam da rotulagem nutricional obrigatória. São eles:
- Águas para consumo;
- Bebidas alcoólicas;
- Vinagres;
- Sal de cozinha;
- Café, chá;
- Produtos que possuem embalagens com menos de 100 cm² (não se aplica aos alimentos para fins especiais ou que apresentem declarações de propriedades nutricionais).
Então, salvo essas e algumas outras exceções, todos os outros tipos de alimentos precisam estarem e serem obrigatoriamente a rotulados.
É preciso tornar o produto mais atrativo
Uma ideia interessante para atrair pessoas é usar os selos e certificações.
Ao usar uma certificação ou selo para alimentos veganos, por exemplo, aquele alimento pode começar a ser muito mais chamativo, pela confiança que o selo passa às pessoas veganas. Mas o veganismo foi apenas um exemplo, e você pode buscar aplicar esse conceito em outros produtos e pensar o que uma pessoa que vai comprar aquilo irá pensar.
Porque, dessa forma, o selo consegue mostrar o compromisso da sua empresa para com os consumidores, sua identidade e valores como empresa e marca.
Se chamo mais atenção, vendo mais
Fazer a rotulagem nutricional do alimento ou bebida que você vende é essencial para atrair clientes.
E é simples: um produto com informação nutricional, além de demonstrar que segue as regulamentações da ANVISA, ajuda o cliente na sua escolha e passa confiança. Porque, se conseguirmos mostrar para o cliente que o que vendemos segue os padrões de regulamentações nacionais, também confirma a eles que a sua rede é uma rede de confiança e que ganhou a sua consideração.
Então, com os selos, nós estamos mostrando e provando as pessoas que a nossa marca e o nosso empreendimento se importa de verdade com o que vende e propõe. Mas o principal a se ganhar vai além das vendas, e sim com a confiança do cliente e também na vontade e atenção que ele irá acreditar mais naquela empresa.
E como a PROTEQ pode ajudar com isso?
E na PROTEQ, atuamos pensando nas nossas soluções inovadores, como a Shelf Life e a Rotulagem nutricional, que fazem parte dos nossos serviços. Então, nós enquanto PROTEQ, podemos te ajudar a melhor posicionar sua empresa e impulsionar suas vendas com a Rotulagem Nutricional, estando dentro das medidas feitas pela ANVISA.
Acesse nosso site ou fale com um consultor!
Nosso último artigo sobre Origem da Rotulagem Nutricional no Brasil.