O que é SST e qual a sua importância!
SST é a sigla para Saúde e Segurança no Trabalho. Muito se fala sobre ela no meio empresarial, mas se aprofunda pouco no assunto. Segurança e Saúde no Trabalho, diz respeito a uma série de normas e procedimentos que são exigidos legalmente aos funcionários e a empresa.
A intenção é minimizar ou até mesmo extinguir qualquer risco de acidente ou desenvolvimento de doenças que possam ocorrer dentro de uma organização. Com isso, é possível não só cuidar dos colaboradores, mas também minimizar significativamente os prejuízos financeiros e potencializar os resultados da corporação.
O responsável por regulamentar a SST é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST) — órgão encarregado de incentivar a criação de políticas públicas e inspecionar as condições de trabalho nos mais diversos ambientes corporativos.
Para que esse conjunto de normas seja implementado é preciso que a empresa cumpra todos os eixos exigidos dentro da lei, sendo os principais deles: política da empresa, organização, planejamento e avaliações periódicas.
A importância de seguir as normas de segurança do trabalho
As NRs existem desde a década de 1970 e servem como obrigações legais que visam proteger os profissionais em seu ambiente de trabalho. Assim, ao definir os parâmetros e métodos de saúde e segurança, elas têm como objetivo prevenir doenças e acidentes que possam se desenvolver ou agravar com a execução das atividades profissionais.
Atualmente, há 35 Normas Regulamentadoras válidas que abrangem os mais diversos temas. Por exemplo, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), cuidados com ergonomia, iluminação apropriada, acústica e assim por diante.
Sua importância está justamente no fato de que elas dão a base à saúde e segurança do trabalho no país e guiam todas as políticas sobre o tema.
Benefícios de seguir as NR’s
Enquanto as NRs resguardam a integridade física e a saúde mental do trabalhador, elas também protegem as empresas contra eventuais penalidades. Ou seja, elas são relevantes para todos os envolvidos na cadeia laboral.
Dessa forma, seus benefícios vão além e podem ainda englobar questões como:
- Bem-estar e qualidade de vida dos profissionais;
- Redução de faltas e de afastamentos;
- Aumento da produtividade organizacional;
- Melhoria da imagem dos negócios perante o mercado.
Qual é a relação entre segurança e saúde no trabalho?
A segurança e saúde tem uma relação importante com as empresas de uma forma geral. Isso porque quem consegue criar meios para que os empregados trabalhem sem riscos, acaba engajando os profissionais e elevando a produtividade.
Afinal, eles conseguirão trabalhar com mais tranquilidade para exercer suas funções, de forma segura, diminuindo inclusive as ausências dos colaboradores em sua empresa.
O que a legislação diz sobre segurança e saúde no trabalho?
A legislação prevê algumas regras que a empresa deve cumprir no sentido de segurança e saúde no trabalho. Esses procedimentos estão detalhados em normas específicas que englobam temas diversos: EPIs, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e outros.
Como a PROTEQ pode ajudar no seu empreendimento?
Somos uma empresa comprometida com resultados e alta performance. Nossos projetos de Saúde e Segurança do trabalho têm o intuito de melhorar as condições de trabalho e consequentemente a qualidade de vida de seus funcionários. Além disso, reduz os custos e fortalece a imagem da empresa. Quer conhecer um pouco mais sobre nós? Entra em contato conosco, nossos consultores estão prontos para te atender!