Fatores que influenciam o Shelf Life nos alimentos!

Shelf life, tempo de prateleira, ou ainda, vida útil, é o tempo que podemos armazenar um alimento em condições apropriadas enquanto mantém a sua ótima segurança e qualidade. O tempo de vida útil inicia-se a partir do momento que o alimento é produzido e depende de vários fatores. Nomeadamente do processo de produção, do tipo de embalagem utilizada, das condições de armazenamento e dos ingredientes usados.

Fatores que influenciam o Shelf Life nos alimentos

Durante o armazenamento os alimentos são expostos a condições variadas, que como resultado geram modificações, as quais afetam a sua qualidade, podendo atingir um estado tal que os tornem indesejáveis ao consumo. Quando isso ocorre, considera-se que o alimento alcançou o fim da sua vida útil. Portanto, estamos falando do shelf life, um conceito aplicável a todos os alimentos e que compreende o tempo que transcorre entre a produção e embalagem, até o momento em que se torna impróprio para consumo.

Alterações Químicas, Físicas e Microbiológicas

As alterações que ocorrem nos produtos alimentícios podem se dividir em mudanças químicas, físicas e microbiológicas. Por outro lado, as alterações microbiológicas consistem em multiplicação e deterioração microbiana. Assim, entre as alterações químicas encontram-se reações de oxidação lipolítica e degradação de nutrientes, sabor, aroma e textura. Uma das alterações físicas que ocorrem durante a estocagem é a migração de umidade entre o produto e o ambiente de estocagem.

Certas propriedades dos alimentos, tais como pH e atividade de água produzem efeito sobre a multiplicação microbiana. Por estes motivos existe a necessidade de se garantir a qualidade dos alimentos e a segurança do consumidor. Assim, tanto a espécie, quanto o comportamento dos micro-organismos no alimento depende destes fatores e das condições ambientais às quais o alimento está sujeito (por exemplo, a temperatura do ambiente de estocagem).

Métodos de estudo de vida-de-prateleira

O método mais comum para se determinar a vida-de-prateleira de um produto alimentício é realizar diferentes testes ao longo de um determinado tempo. Eles são feitos em condições de controle que se assemelham àquelas que se encontra durante a estocagem, distribuição, exposição à venda e tempo de uso pelo consumidor. Assim, como as condições reais de estocagem são difíceis de se reproduzir, é ideal que no momento das análises se considere as piores condições que poderão encontrar. Ao se fazer a estocagem sobre estas condições, tem-se como objetivo encontrar dados de vida-de-prateleira com uma boa margem de segurança.

Como a PROTEQ pode te ajudar nisso?

Na PROTEQ, trabalhamos com soluções inovadoras. Orientamos sua empresa a como melhor aumentar a vida de prateleira de seus produtos e impulsionar suas vendas! Logo, nossa empresa possui uma equipe totalmente preparada que auxilia seu negócio, desde as normas técnicas até a logística.

Sendo assim, entre em contato com a PROTEQ e faça seu orçamento gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo