Vantagens do licenciamento para empreendimentos alimentícios.

Vantagens do licenciamento para restaurantes

O licenciamento ambiental é um processo fundamental para todos os empreendimentos, inclusive os que são do ramo alimentício, como bares e restaurantes. Tal documentação, garante que as atividades desenvolvidas estejam em conformidade com as normas e regulamentações ambientais. Além disso, tal adequação, traz uma série de vantagens como o fortalecimento da imagem da empresa e até a possibilidade de obter financiamentos e incentivos governamentais. Neste artigo, exploraremos as principais vantagens do licenciamento ambiental e como é possível obter essa documentação para o seu negócio.

Cumprimento legal e prevenção contra penalidades

Uma das vantagens do licenciamento é a garantia de estar cumprindo todas as suas obrigações legais, o que diminui as preocupações com a fiscalização.

Ao obtenção das licenças, evita penalidades e sanções legais, que podem ser aplicadas em caso de descumprimento das normas ambientais. Toda e qualquer atividade potencialmente poluidora, deve possuir a autorização ambiental. A não obtenção pode ocasionar em multas de até R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), a depender do caso!

Fortalecimento da imagem e reputação

Outro importantíssimo ponto positivo do licenciamento ambiental é a imagem de que o empreendimento alimentício se preocupa com a sustentabilidade e o bem-estar ambiental. Tal compromisso com a preservação do meio ambiente, fortalece a imagem e reputação da empresa, gerando confiança tanto para os consumidores quanto parceiros comerciais.

Ademais, as questões ambientais são cada vez mais valorizada pelos consumidores atuais, que buscam marcas alinhadas com seus valores e que demonstrem uma atitude responsável!

Gestão eficiente de impactos ambientais

A obtenção do licenciamento ambiental para os empreendimentos, requer um estudo detalhado dos impactos ambientais causados pelas atividades do empreendimento alimentício, o chamado estudo ambiental. Isso permite uma gestão eficiente e consciente dos impactos, reduzindo o desperdício de recursos naturais, a emissão de poluentes e o uso indevido do solo. Os estudos prévios podem evitar que sua empresa seja penalizada futuramente por danos ambientais ao executar atividades possivelmente poluidoras e que degradam o meio ambiente.

Assim, através do licenciamento, a empresa pode implementar medidas mitigadoras e compensatórias. Como o tratamento adequado de resíduos ou a adoção de tecnologias limpas, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e minimizando os danos ao ecossistema.

Acesso a financiamentos e incentivos governamentais

Empreendimentos alimentícios que possuem o licenciamento ambiental em dia podem ter acesso a linhas de crédito e financiamentos especiais voltados para práticas sustentáveis. Dessa forma, o licenciamento ambiental não é somente uma preocupação a mais aos empreendedores mas uma ótima oportunidade de crescimento para o seu negócio!

De acordo com a Lei 6.938/81, Art. 14, quem não cumpre as leis ambientais está sujeito a perda de crédito e de financiamento. O Art. 12, estabelece também que os bancos exijam o licenciamento ambiental dos projetos financiados! Dessa forma se em seu negócio, você busca obter algum crédito no momento, atente-se a legislação e obtenha o quanto antes sua licença ambiental!

Como conseguir a minha licença ambiental?

Para possuir um Licenciamento ambiental, é necessário contratar uma empresa especializada em consultoria ambiental, que deverá elaborar e providenciar as documentações exigidas pelo órgão fiscalizador.

A PROTEQ é uma empresa especialista na documentação e regularização do licenciamento do qual o seu negócio necessita. Portanto, se você precisa regularizar o seu negócio entre em contato com a PROTEQ, pois temos qualidade e ótimas ofertas para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo